APRESENTAÇÃO
Uma alimentação saudável se baseia em um maior consumo de alimentos naturais, isto é, alimentos que não passam por transformações na indústria. São aqueles obtidos da terra ou dos animais, como as frutas, verduras, ovos, leite e carnes. Podem ser consumidos sozinhos ou fazendo parte de preparações caseiras.
Atualmente, com a “correria” enfrentada no dia a dia, a saída é optar pelo mais fácil e prático, facilitando a inclusão de produtos industrializados na alimentação, visto que esses são, na maioria das vezes, prontos para o consumo. Embora mais acessíveis, o consumo dos mesmos proporciona um distanciamento do consumo de alimentos mais naturais. Devido à substituição de uma alimentação mais natural por produtos industrializados, acabamos perdendo o controle do nosso consumo de sal, açúcar, óleos e gorduras, visto que esses estão presentes em abundância nessa classe de alimentos.
Por isso, o Projeto de Extensão maiSaúde tem como finalidade contribuir para melhorar as práticas alimentares, focando na redução do consumo de sal, açúcar e óleos/gordura, proporcionando a você, participante, uma melhor relação com a comida por meio do conhecimento adquirido no curso.
Antigamente, o sal era utilizado na conservação de alimentos. Nos dias de hoje, um dos componentes do sal, o sódio, é utilizado também junto com outras substâncias para realçar o sabor dos alimentos. Isso é observado nos temperos e produtos industrializados. O consumo desses produtos aumentou muito ao longo do tempo, elevando também a ingestão de sódio. Tendo em vista as consequências do consumo excessivo desses para a saúde, como pressão alta, doenças renais e cardiovasculares, queremos incentivar o consumo de alimentos feitos em casa, visando à redução de sal no preparo desses, bem como para proporcionar MaiSaúde!!
Além do sal, o consumo excessivo de açúcar também tem se mostrado um problema para a saúde, uma vez que está fortemente associado com os altos índices de obesidade e diabetes. Ao incentivar a produção do alimento em casa, podemos contribuir para promover mudança não só em relação ao controle da ingestão de sal, mas também do açúcar. Além do que tentaremos mostrar que é possível realizar algumas mudanças na alimentação, com consequente impacto na saúde e no custo das refeições.
O consumo excessivo de industrializados também afeta no consumo de óleos e gorduras, sendo que esses são adicionados nessa classe de alimentos para que se tornem mais saborosos e atrativos. Além disso, até mesmo no ambiente doméstico, o óleo é utilizado de maneira excessiva desnecessariamente. Por isso, queremos mostrar na prática que é possível usar menos óleo no preparo dos alimentos e ainda assim ter uma alimentação saborosa.
Selecionamos para vocês algumas receitas com baixo teor de açúcar, sal e óleo. Tentaremos mostrar na prática como essas preparações podem fazer parte do seu dia a dia de uma maneira fácil, gostosa e acessível! Além disto, sintam-se livres para a partir destas receitas inventarem as suas, visando os nossos objetivos a fim de obterem um estilo de vida maiSaudável!